quinta-feira, 5 de abril de 2012

Triagem Auditiva Neonatal é agendada na Atenção Básica.

INFORMATIVO:

Triagem Auditivo Neonatal (Teste da Orelhinha) é um teste realizado para o diagnóstico precoce de perda auditiva. A Secretaria de Saúde está disponibilizando no hospital Francisco Rodrigues de Barros, o teste em todas as crianças de 0 a 6 meses a partir do dia 27 de março de 2012. As consultas estão sendo agendadas na Atenção Básica, ao lado do antigo prédio do Hospital Municipal.

TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL- TESTE DA ORELHINHA:

O teste da orelhinha, também conhecido como triagem Auditiva Neonatal (TAN), passou a ser obrigatório, assim como o teste do pezinho em todas as maternidades do Brasil, a partir da publicação da Lei N 12.303 de 3 de Agosto de 2010.

O teste é o método mais eficaz para constatar problemas auditivos em recém-nascidos e prevenir a surdez. A pesar disso, ainda não é feito em larga escala, por ser ainda pouco divulgado o que atrasar o diagnóstico e consequentemente, o tratamento precoce e adequado.

O exame é gratuito e poderá ser realizado em qualquer fase da criança, de preferencia até os seis primeiros meses de vida, idade em que o sistema auditivo ainda está em processo de amadurecimento. Quando antes algum problema for detectado, melhor será o desenvolvimento da linguagem e a integração social.

Todos os bebês devem fazer o teste, e em especial os casos em que já existe um histórico de surdez na família, intervenção em UTI por mais de 48 horas, e mães que adquiriram durante a gestação rubéola, anormalidades craniofaciais entre outros.

Em casos de suspeita de perda auditiva detectados pelos exames, o município fornecerá o seguimento por especialista.

O teste da orelhinha consiste na colocação de um fone acoplado a um computador na orelha do bebê que emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas que a orelha interna do bebê produz.O exame será realizado por um otorrinolaringologista, é indolor e não machuca, não tem contra-indicações e dura em torno de 10 minutos.

O resultado é informado no final do exame e registrado no cartão de vacina da criança.

A Secretaria de Saúde terá como meta a realização da Triagem Auditiva Neonatal em 100% dos nascimentos ocorridos no Hospital Municipal a partir do dia 27 de março de 2012. O especialista está disponível para realizar os testes duas vezes ao mês, devendo as crianças serem agendadas pelo Serviço de Triagem do Hospital, assim como o teste do pezinho.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde:
Divisão Técnica-DITEPLAN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário