segunda-feira, 26 de agosto de 2013

RELATÓRIO GERAL DA VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JURUTI.


RELATÓRIO GERAL DA VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JURUTI • DATA: 13 de julho de 2013 • LOCAL: Salão Dom Bosco A VII Conferência Municipal de Saúde de Juruti, teve início às 9:30hs, Com o Tema Central: “Consolidação dos Instrumentos de Gestão do SUS com o Controle Social: O Desafio de Cumprir a Lei” foi convocada através do Edital de Convocação do Conselho Municipal de Saúde através do Decreto do Executivo Municipal nº 2. 294 de 04 de junho de 2013 e Resolução do CMS nº 39, datado de 17 de maio de 2013, sendo Coordenado pela Comissão Organizadora e os demais Conselheiros Municipais presentes no ato. O Credenciamento dos Delegados ocorreu de acordo com a Programação aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde em anexo, assim como os Convidados / Observadores, neste momento também definido a participação dos mesmos na Plenária Temática nos respectivos Eixos. Sendo Credenciados os seguintes:  56: Delegados dos Usuários;  30: Delegados dos Trabalhadores de Saúde;  18: Delegados Gestores do SUS;  16: Delegados Natos (Conselheiros da Saúde) presentes na Conferência,  115: Convidados como Participantes,  235: Participantes no total. • O Mestre de Cerimonia Sr. Rui Neri deu as boas vindas aos presentes e fez a composição da mesa de abertura da referida conferência ficando na seguinte ordem: Exmo Sr. Marco Aurélio Dolzane do Couto (Prefeito Municipal de Juruti); Dra. Ana Marcia Cunha (Secretária Municipal de Saúde); Sr. Edjânio Printes Figueira (Presidente da Câmara Municipal); Sr. José Pimentel Santos Filho (presidente do CMS); Sr. Edvander Sousa Veiga Batista (Secretario Municipal de Assistência Social); Sra. Adriana Giselle Alves (Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social) Sra. Antônia Trindade (Representante do CEAS) Sr. Padre Rodney Henriques, diante da mesa composta foi executado o hino Nacional Brasileiro e hino de Juruti. A seguir foi franqueada a palavra o Sra. Dra. Ana Marcia Cunha, que saudou aos presentes e enfatizou a importância das Conferências e a participação do povo. Em seguida fez o uso da palavra a Sr. Edvander Sousa Veiga Batista, que falou dos serviços da Assistência Social e da saúde no munícipio, da importância do trabalho dos Conselhos. Após tomou a palavra o Presidente da Câmara Municipal de Juruti Sr. Edjânio Printes Figueira o qual saudou a plenária, parabenizou os trabalhos que estão sendo executados na Saúde e na Assistência Social no município. Logo após foi facultada a palavra ao Excelentíssimo Sr. Prefeito Municipal Marco Aurélio Dolzane do Couto que explanou o seu contentamento com a realização do evento e sua importância na construção de politicas públicas para melhorar a vida dos munícipes. Foi concedida ainda a palavra ao Sr. Jose Pimentel Santos Filho e também a Sra. Adriana Giselle Alves e logo após padre Rodney Henriques fez o uso da palavra e uma oração após os pronunciamentos foi desfeita a mesa de abertura. • Leitura da Proposta de Regulamento da Conferência, coordenado pela Conselheira Sra. Ana Lucia Coelho o qual depois de lido houve mudanças no Art. 7º - § 2º - o qual aumenta o tempo de debate da plenária de 30 para 40 minutos; Art. 8º - o qual aumenta o tempo máximo para cada manifestação dos participantes de 01 para 02 minutos; Art. 16º - o qual muda a redação do mandato dos novos conselheiros de biênio 2013/2014 para dois anos, após essas mudanças o regulamento foi aprovado pela maioria dos delegados presentes. • Exposição de painéis: • Gestão Democrática e Participativa- expositora: Dra. Ana Márcia Cunha (Secretária Municipal de Saúde), explanou os serviços oferecidos pela Saúde no Munícipio com seus avanços e suas limitações; • “Ampliar o Controle Social no SUS” expositor: Sr. José Pimentel Santos Filho (presidente do CMS) o qual mostrou a importância do Conselho no Controle Social e as ações do mesmo no Município durante a sua atuação; • “Transparência e Equidade, Financiamento para Todos” Expositora: Sra. Ariadne Elizabete Batista Lima (Conselheira de saúde e Técnica da secretaria municipal de saúde). Após repassados os Eixos temáticos aos presentes, houve o debate pela plenária, onde surgiram perguntas e dúvidas das quais todas foram respondidas pelos expositores, tirado as duvidas e encerrando o primeiro momento dessa conferência e pausando o evento para o almoço: • Retorno às 14:00hs • Divisão dos Grupos de Trabalho para analises e implementações das propostas construídas nas pré – conferencias realizadas nos distritos de: Tabatinga, Castanhal e Muirapinima baseados nos Eixos temáticos: • De acordo com a programação o trabalho foi coordenado pelos seguintes facilitadores: • (1º Grupo): Facilitador: Enf. Luiz Carlos Martins Bezerra, Eixo Temático: Gestão Democrática e Participativa; • (2º Grupo): Facilitadora: Enfa: Caroline Amazonas, Eixo Temático: Ampliar o Controle Social; • (3º Grupo): Facilitadora: Enfa: Roseane Siqueira, Eixo Temático: Transparência e Equidade, Financiamento para Todos. • Após foi feita a eleição da comissão eleitoral pra o processo de eleição do novo Conselho Municipal de Saúde para o mandato de dois anos, conforme Regulamento da VII Conferência Municipal de Saúde, ficando eleitos os senhores: Sr. Assunção Mascarenha (coordenador), Sra. Marcelina Primo (secretária) e a Sra. Eliene Batista (Membro). • A seguir os segmentos se reuniram separadamente para realização da eleição das entidades que participarão do novo Conselho Municipal de Saúde, ficando eleitas as seguintes entidades: • Segmento dos Usuários: Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Município de Juruti com 15 (quinze) votos; Associação Franciscana Maristela do Brasil com 11 (onze) votos; Colônia de Pescadores Z-42 com 08 (oito) votos; Associação das Mulheres Trabalhadoras do Município de Juruti – AMTJU com 08 (oito) votos; Associação dos Artesãos do Município de Juruti – AMJU com 06 (seis) votos; Pastoral da Criança 06 (seis) votos; • Segmento dos Trabalhadores de Saúde: Sindicato dos Enfermeiros do Pará – SENPA, Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (SINDATE) e Agentes Comunitários de Saúde – ACS; • Entidades que representarão o Município de Juruti na X Conferência Estadual de Saúde: • Segmentos dos Usuários: Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Município de Juruti STTR; Associação Franciscana Maristella do Brasil AFMB; • Segmentos dos Trabalhadores: Sindicato dos Enfermeiros do Pará-SENPA; • Segmento de Gestor: Representante da SEMSA. • Plenária final com análises e aprovação das propostas construídas nas pré-conferências e implementadas na VII Conferência de Municipal de Saúde ficando as seguintes propostas aprovadas: • Eixo I: Gestão Democrática e Participativa: • 1- Construção de Unidade de Saúde nas comunidades de: Igarapé das Fazendas e Mamurú; • 2- Aquisição de 03 (três) Ambulânchas para atender a Região: Ribeirinha do distrito sede Igarapé das fazendas e Mamurú; • 3- Atendimento de Saúde bimestral na Região do Igarapé das Fazendas; • 4 - Atendimento Médico e Odontológico diários na Unidade Mista de Tabatinga, Irmã Ávila e Castanhal; • 5- Funcionamento do posto de coleta nas unidades: Castanhal, Tabatinga e Irmã Ávila; • 6- Aquisições de c/ kit multimídia, grupo gerador e celular rural para Unidade Mista da Tabatinga e Castanhal (curto prazo); • 7- Aquisição de 04 (quatro) ambulâncias para atender o Distrito de Castanhal, Comunidade Bem Longe, São Benedito e Santa Maria e Distrito Muirapinima; • 8- Ações de Saúde descentralizadas para atender as comunidades que compõem os distritos; • 9- Ampliação do quadro funcional da Unidade mista de Tabatinga, Irmã Ávila e Castanhal; • 10 - Contratação de Medico Permanente para a Unidade Mista de Tabatinga, Castanhal e Irmã Ávila; • 11- Construção de uma nova Unidade Mista para o Distrito Muirapinima; • 12- Contratação de enfermeiro para o Posto da Ilha do Valha-me Deus; • 13- Contratação de Odontólogo e Médico permanente nas Unidades de São Benedito e Santa Maria; • 14 - Aumentar o Quadro Funcional das Unidades para atender a demanda; • 15- Aquisição de carro de apoio para Unidade mista de Tabatinga; • 16- Funcionamento da UBS 24 horas (castanhal); • 17 - Implantação da casa de apoio em Juruti para atender os usuários da Zona Rural; • 18- Implantação da Casa de Apoio em Santarém; • 19-Contratação de médicos com especialidade; • 20 - Contratação de mais uma enfermeira para a Unidade Mista Irmã Ávila; • 21 - Cursos de capacitação para os profissionais da saúde; • 22 - Implantação do SISREG nas Unidades; • 23- Implantação do atendimento odontológico emergencial 24hs por dia no HMJ; • 24 - Implantação De Alguns Programas Com: MH, TB, Tabagismo e Projeto Alerta- Tabatinga; • 25 - Aquisição de uma lancha para agilizar os serviços de saúde da região do igarapé das fazendas UMT; • 26 - Capacitação periódica para os agentes Comunitários de saúde; • 27 - Emissão do cartão SUS nas Unidades de Saúde; • 28- Aquisição de unidade móvel fluvial equipada com consultório medico e odontológico para atendimento nas comunidades; • 29 - Atendimento do Bolsa Família dois dias por semana nas unidades de saúde; • 30 - Construção e manutenção das unidades básica de saúde nas comunidades polarizadas que ainda não foram contempladas; • 31 - Implantação do atendimento odontológico aos pacientes com necessidades especiais; • 32 - Expansão do projeto escola sorriso para a zona rural. • Eixo II: Ampliar o Controle Social no SUS: • 1-Promoção de conhecimento sobre o SUS (Organização, acesso, responsabilidade de gestão e os direitos dos usuários); • 2-Caixa de denuncias/ sugestões ouvidoria em cada unidade; • 3- Ampliar um conselho comunitário nas comunidades pólo sede; • 4 - Visitas planejadas e supervisões surpresas; • 5 - Reuniões nas comunidades; • 6 - Criação de conselhos nas comunidades e fiscalização permanente nos postos de saúde; • 7 - Informativos /divulgações; • 8 - Criar comitê nos estabelecimentos de saúde formado por profissionais de saúde e sociedade civil que articule os instrumentos de gestão;  Eixo III – Transparência e Equidade, Financiamento para Todos: • 1 – Implantação do CAPS; • 2- Implantação do CTA/SAE; • 3 - Contratação de profissionais para fortalecer atenção básica como: fisioterapeuta, odontólogo, enfermeiro, técnico de enfermagem, nutricionista, clinico geral, psicólogo, fonoaudiólogo; • 4 - Criação de posto de coleta laboratorial por distrito em juruti velho, Tabatinga e Castanhal; • 5 - Reajuste salarial para todos os profissionais de saúde acompanhando o reajuste do salário mínimo; • 6 - Pagamento de Insalubridade para todos os profissionais de saúde da atenção básica e hospitalar.  Propostas a serem apresentadas na X Conferência Estadual de Saúde: • Eixo I: Gestão Democrática e Participativa: • 1-Convenio para formação de formação de profissionais para Juruti; • 2 - Aquisição de 04(quatro) ambulâncias para atender UBS- Castanhal, Santa Maria, São Bendito, Bem Longe e Distrito Muirapinima; • 3 - Aquisição de 04 (quatro) ambulanchas para atender Distrito Sede (Região Santa Rita, Paraná de Dona Rosa e Ilha do Valha me Deus) Região do Mamurú, Distrito Murapinima e o Igarapé das Fazendas. • Eixo II: Ampliar o Controle Social no SUS: • 1 - Implantação do Projeto Cultura pela PAZ do Governo do Estado no Município de Juruti. . • Eixo III – Transparência e Equidade, Financiamento para todos: • 1- Contra partida do estado dos blocos de financiamento para o município como centro de controle de zoonoses; • 2 - Contratação de médicos especialistas para o município com contrapartida do estado: Pediatra, ortopedista, Cirurgião geral/cardiologista e neurologista e oftalmologista; • 3 - Aumento dos recursos federais, estaduais e municipal para assistência farmacêutica. Conforme Atas dos Seguimentos em anexo contendo as assinaturas dos Delegados presentes e a Relação dos Eleitos, sem impugnação, recursos ou qualquer ato de impedimento a mesma Homologou o referido processo e as 18:00 horas deu-se por encerrado a realização da VII Conferência Municipal de Saúde de Juruti com a Mesa de Encerramento composta pelos Conselheiros Municipais que após as exposições dos Novos Membros do Conselho ocorreu a entrega dos Certificados e encerramento oficial do Ato. Juruti, (PA) 13 de Julho de 2013. 1-JOSE PIMENTEL SANTOS FILHO Presidente do CMS. 2-LUCIANA CRUZ SAMPAIO Conselheira - Relatora 3-ENER BATISTA DE OLIVEIRA Conselheiro - Membro

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Reunião do Conselho M de Saúde e do Conselho M de Assistência Social.


Nesta sexta 17 de maio de 2013, o Conselho M de Saúde e o Conselho M de Assistência Social reuniram-se no CRAS, para DELIBERAREM a realização das prés e VII Conferência Municipal de Saúde e de Assistência Social. A reunião foi presidida pelo Sr. Ener Oliveira Vice-Presidente do CMSJ e a Sra. Giselle Alves - Presidenta do CMAS.

sábado, 6 de abril de 2013

Os Conselheiros fizeram visita na Unidade de Saúde de São Benedito.


Os Conselheiros municipais de Saúde foram a recebidos pelos Profissionais de saúde da unidade, em seguida os conselheiros sai para visitar as famílias de casa em casa...ECT.

CONSELHEIROS DE SAÚDE VISITAM OS COMUNITÁRIOS DA SANTA MARIA.


Os Conselheiros reuni os comunitários para estimular a participarem das prés-Conferencias que serão realizadas neste ano.

CONSELHEIROS DE SAÚDE VISITAM A UNIDADE DE SAÚDE DO BEM LONGE.


Os Conselheiros conversam com os profissionais de saúde da Unidade do Bem Longe,e no momento registram a presença de dois Vereadores os mesmo estavam também visitando as Comunidades da Região. Fonte: Conselheiro Ener Em 01 de Abril de 2013.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Novos Membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Juruti foram em posados nesta quarta-feira.


Registro fotográfico: do Ato de Posse dos Membros do Conselho de Meio Ambiente-CONSEMA. Estiveram compondo a mesa o Exmo. Sr. Marco Aurélio-Prefeito, Ilmo. Sr. Jonas Moraes-Vice-Prefeito, Ilmo. Sr. Ener Oliveira-Vice-Presidente do CMS, Ilmo. Dr. André, Ilmo. Sr. Amarildo-Sec. de M. Ambiente e o Ilmo. sr. Pedro Natividade-Sec. de ?. Parabéns a todos os membros do CONSEMA. Data: 27/03/2013 Local: Auditório da SEMSA. Hora: 19:00hs. Encerramento com coquetel.