segunda-feira, 16 de abril de 2012

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juruti-PA, Realizará eleição da nova diretoria do Sindicato.


Informe:

Segunda-feira 16 de abril de 2012, às 13:00 A comissão Eleitoral do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juruti, a reuniu-se na sala de reuniões do Conselho Municipal de Educação no anexo da SEMED. Com os seguintes membros: Sr. Aleilson Vidinha de Souza - Presidente da comissão, Sr. Ener Batista de Oliveira - primeiro membro, Sr. Pedro Afonso Pereira de Santarém - segundo membro, Sr. Elian Andrade da Silva - terceiro membro, para trabalharem na elaboração do Regimento eleitoral. No dia 28 de abril ocorrerá Assembléia Extraordinária para a aprovação do regimento da eleição, em breve estaremos informando sobre lançamento do EDITAL.

Fonte: Comissão Eleitoral
Juruti, 16 de Abril de 2012.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Triagem Auditiva Neonatal é agendada na Atenção Básica.

INFORMATIVO:

Triagem Auditivo Neonatal (Teste da Orelhinha) é um teste realizado para o diagnóstico precoce de perda auditiva. A Secretaria de Saúde está disponibilizando no hospital Francisco Rodrigues de Barros, o teste em todas as crianças de 0 a 6 meses a partir do dia 27 de março de 2012. As consultas estão sendo agendadas na Atenção Básica, ao lado do antigo prédio do Hospital Municipal.

TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL- TESTE DA ORELHINHA:

O teste da orelhinha, também conhecido como triagem Auditiva Neonatal (TAN), passou a ser obrigatório, assim como o teste do pezinho em todas as maternidades do Brasil, a partir da publicação da Lei N 12.303 de 3 de Agosto de 2010.

O teste é o método mais eficaz para constatar problemas auditivos em recém-nascidos e prevenir a surdez. A pesar disso, ainda não é feito em larga escala, por ser ainda pouco divulgado o que atrasar o diagnóstico e consequentemente, o tratamento precoce e adequado.

O exame é gratuito e poderá ser realizado em qualquer fase da criança, de preferencia até os seis primeiros meses de vida, idade em que o sistema auditivo ainda está em processo de amadurecimento. Quando antes algum problema for detectado, melhor será o desenvolvimento da linguagem e a integração social.

Todos os bebês devem fazer o teste, e em especial os casos em que já existe um histórico de surdez na família, intervenção em UTI por mais de 48 horas, e mães que adquiriram durante a gestação rubéola, anormalidades craniofaciais entre outros.

Em casos de suspeita de perda auditiva detectados pelos exames, o município fornecerá o seguimento por especialista.

O teste da orelhinha consiste na colocação de um fone acoplado a um computador na orelha do bebê que emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas que a orelha interna do bebê produz.O exame será realizado por um otorrinolaringologista, é indolor e não machuca, não tem contra-indicações e dura em torno de 10 minutos.

O resultado é informado no final do exame e registrado no cartão de vacina da criança.

A Secretaria de Saúde terá como meta a realização da Triagem Auditiva Neonatal em 100% dos nascimentos ocorridos no Hospital Municipal a partir do dia 27 de março de 2012. O especialista está disponível para realizar os testes duas vezes ao mês, devendo as crianças serem agendadas pelo Serviço de Triagem do Hospital, assim como o teste do pezinho.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde:
Divisão Técnica-DITEPLAN.

Cartório de Registro Civil nas dependências do Hospital Municipal de Juruti.

INFORMATIVO:

O Cartório de Registro Civil está emitindo a Certidão de Nascimento; nas dependências do Hospital Municipal de Juruti, no horário das 15 às 17h, de segunda à sexta-feira. Todas as crianças nascidas no hospital têm direito a esse documento gratuitamente logo após o nascimento.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

Pais que não são casados devem levar.
. A via amarela da Declaração de Nascido Vivo (DNV), fornecida pelo hospital.
. Identidade RG do Pai e da Mãe (Xerox).
. CPF do Pai e Mãe (Xerox).
. É necessário à presença do pai.

Pais casados devem levar:
. A via amarela da Declaração de Nascido Vivo (DNV), fornecida pelo hospital.
. Identidade RG do Pai e da Mãe (Xerox).
. CPF do Pai e Mãe (Xerox).
. Certidão da Casamento (Xerox).
. É necessário à presença do pai ou da mãe.

Quando a criança não nasceu no hospital e não tem a Declaração de Nascido Vivo.

Os pais devem ir à Administração do hospital para tira a Declaração de Nascido Vivo (DNV) e duas testemunhas maiores de idade que confirmem a gravidez e o parto. Após isso; devem se dirigir a Cartório da própria Cidade, levando todos os documentos acima citados (Copias).

Os pais que são menores de 16 anos e não União Estável deverão comparecer para fazer o registro acompanhado dos avós da criança.

Os pais que não são registrados precisam, primeiramente, registrar-se para, depois,registrar o filho ou filha.

Fonte:Secretaria Municipal de Saúde;
Divisão Técnica/DITEPLAN.